Top 10 Vegetais Mais Saudáveis do Mundo

Top 10 Vegetais Mais Saudáveis do Mundo
17 de maio de 2017 Alimentação Sadia

TOP 10 VEGETAIS MAIS SAUDÁVEIS DO MUNDO

Os vegetais são sinônimos de uma alimentação saudável. A maioria é rica em vitaminas, mineiras, fibras e ao mesmo tempo são alimentos de baixa caloria. São imprescindíveis para uma dieta equilibrada.

No entanto, alguns vegetais se destacam dos outros. São alimentos que além de possuírem uma maior quantidade de vitaminas e minerais do que o normal, trazem outros benefícios comprovados para a saúde. Veja a lista preparada pelo Alimentação Sadia.

1. Espinafre

O espinafre é um dos mais saudáveis vegetais devido a seu incrível mix de nutrientes. 30 gramas de espinafre fornecem 56% do consumo recomendado de vitamina A, além de 100% do consumo recomendado de vitamina K. Tudo isso com apenas 7 calorias.

Esse vegetal também possui uma grande quantidade de antioxidantes, em especial o betacaroteno e luteína, que auxiliam na redução de doenças crônicas, menor risco de câncer e retardo do envelhecimento.

Estudos recentes indicam que o espinafre promove uma menor pressão sanguínea e consequentemente é benéfico para o coração.

2. Cenoura

A cenoura é uma boa fonte de antioxidantes e rica em vitamina A, C, K, B8, ácido fólico, potássio, ferro, cobre e manganês.

Como o espinafre, a cenoura é rica em betacaroteno, que pode ser convertido em vitamina A (retinol) ou agir como um antioxidante para ajudar a proteger as células dos efeitos nocivos dos radicais livres.

Há diversos estudos sobre a cenoura e que a relacionam com a redução do nível de colesterol, redução da pressão arterial, prevenção de doenças cardíacas, melhora do sistema imunológico, prevenção de câncer de próstata e pulmão.

3. Brócolis

O Brócolis, além de ter uma boa quantidade de fibras, é fonte de cálcio, potássio, ferro, zinco, selênio, manganês, triptofano, folatos e vitaminas A, B1, B2, B6, C e K.

Um dos seus diferenciais é ser fonte de luteína e sulforafano, antioxidantes potentes e que ajudam a neutralizar os radicais livres. O sulforafano especificamente ficou conhecido por inibir a progressão de células cancerígenas, sendo uma potente arma contra o câncer.

4. Couve de Bruxelas

A Couve de Bruxelas é da mesma família do Brócolis e também é rica em fibras, antioxidantes e nutrientes como vitaminas A, C e E.

Seu diferencial está na presença de kaempferol, antioxidante muito eficaz contra os radicais livres, e na presença de glucosinolatos, que combatem a inflamação a nível genético.

5. Abóbora

As sementes da abóbora são uma grande fonte de ácidos gordos essenciais, com efeito anti-inflamatório e regulador da produção de DHT (um derivado da testosterona relacionado com doenças de próstata, queda de cabelo e acne).

A abóbora também é rica em minerais e vitaminas (ferro, cálcio, fósforo, potássio, vitamina A, E e complexo B) com efeito antioxidante, anti-inflamatório e regulador do sistema nervoso.

6. Beterraba

A beterraba é um tubérculo levemente adocicado e possui várias propriedades nutritivas e medicinais. Ela é bastante versátil, podendo ser consumida crua, grelhada, cozida, assada ou em forma de sucos.

É um alimento pouco calórico: 40 calorias para cada 100 gramas. Contém antioxidantes (carotenoides, flavonoides), minerais (zinco, magnésio, fósforo, potássio e ferro) e vitaminas (A, complexo B, e C).Tem ação anti-inflamatória, revitalizante, diurética, digestiva, tônica, desintoxicante natural e purificadora do sangue.

7. Agrião

O Agrião é considerado um super vegetal. Ele é o que mais contêm nutrientes por caloria, tendo uma densidade nutricional maior que qualquer outro.

100 gramas fornecem apenas 11 calorias e é uma excelente fonte de antioxidantes, vitaminas C, A, B6, B12, cálcio, ferro, magnésio e fósforo.

8. Acelga

Acelga, as vezes confundida por couve chinesa, é um vegetal de folhas verdes que está na mesma família da beterraba. No entanto, enquanto na beterraba a raiz que é normalmente consumida, na acelga são as folhas.

A hortaliça possui propriedades como fibras, betacaroteno, cálcio, fósforo, manganês, magnésio, ferro, potássio, cobre, zinco, vitamina A, vitamina B6, vitamina B7, vitamina C e vitamina K, além de antioxidantes como carotenoides e flavonoides.

Tudo isso com apenas cerca de 19 calorias em cada porção de 100 g,

9. Couve Chinesa

A couve chinesa é um tipo de couve largamente utilizado na culinária oriental. Tem um sabor suave e tanto os talos como as folhas são frequentemente consumidos.

Rica em folato, antioxidantes e com boa doses de vitamina C, A e K, a couve-chinesa é a couve ideal para aproveitar todos os benefícios das couves sem sentir aquele tradicional sabor amargo. Com uma fibra suave, alto teor em água, mas baixo teor em calorias e carboidratos, fazem desta couve uma excelente aliada para desintoxicar o organismo, estimular o sistema imunológico e promover o bom funcionamento intestinal.

10. Chicória

A chicória é uma erva oriunda da Europa e da Ásia que é utilizada como planta medicinal e apresenta somente 23 calorias a cada porção equivalente a 100 g. Ela é muito nutritiva e serve como fonte das vitaminas A, B6 e C, além de oferecer fibras, potássio, cálcio, ferro e magnésio.







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