Quando Se Deve Evitar Tomar Água

Quando Se Deve Evitar Tomar Água
27 de julho de 2017 Alimentação Sadia

QUANDO SE DEVE EVITAR TOMAR ÁGUA

O título desse artigo pode soar estranho. Já que a água é essencial para nossa vida, que malefício poderíamos ter em consumi-la? Mas, por incrível que pareça, existem momentos onde é mais saudável você ignorar o consumo do que bebê-la. Vamos ver?

1. Durante as Refeições

Beber água durante as refeições pode não ser uma boa ideia. Essa prática pode significar menos mastigação da comida e levar a uma pior digestão. Enquanto os especialistas discordam sobre esse problema, algumas pessoas que consomem muita água durante as refeições tendem a experimentar um maior inchaço quando comparados a nenhum consumo.

Além disso, Ali Miller, nutricionista e autora de “Naturally Nourished: Food-As-Medicine for Optimal Health”, diz que beber água excessivamente durante as refeições dilui as enzimas digestivas e sucos gástricos, onde segundo ela “são necessários para otimizar a quebra de partículas de alimentos e melhorar a absorção de nutrientes”. Ela ressalta que “se nos hidratarmos demais durante as refeições podemos ficar com inchaço, refluxo e menor densidade nutricional nas refeições”.

Portanto, ao invés de beber água enquanto você come, beba até meia hora antes do horário das refeições e uma hora depois. Mas claro, não há nenhum problema em tomar um pouco de água durante, ainda mais se são alimentos picantes ou muito fibrosos. Apenas não exagere.

2. Imediatamente antes da cama

Depois de um dia inteiro consumindo pouca água você pode ser daqueles que quer compensar bebendo grandes quantidades antes de dormir. Mas, tente parar de beber cerca de uma hora antes de começar a dormir.

Essa água extra vai se acumular no estômago e vai te obrigar a acordar para ir ao banheiro durante a noite. Essa pausa no sono pode acabar sendo durante o sono REM, o sono mais importante e profundo  que promove o descanso.

Erin Palinski-Wade, autor do livre “Belly Fat Diet For Dummies”, diz: “Acordar para usar o banheiro leva a uma interrupção no seu ciclo de sono, que pode afetar os níveis de energia, humor, bem como o apetite e desejos por comida no dia seguinte. Então, beba de forma estável ao longo do dia e você e seu corpo ficarão totalmente hidratados para o próximo dia.”.

3. Durante Exercícios Moderados

A água e exercícios sempre andaram de mãos dadas. E, beber água continua fazendo sentido se você estiver fazendo um treinamento de resistência.

No entanto, para exercícios de baixo impacto, muitas vezes o consumo é desnecessário. O ideal é fazer um treino onde você já está totalmente hidratado, para que assim não haja necessidade de grandes goles de água durante o exercício.

Isso se deve por que um estômago cheio de água poder significar uma pior respiração e uso de energia. Portanto, evite uma barriga muito cheia.






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