Por que a Semente de Chia Está Tão Badalada?

Por que a Semente de Chia Está Tão Badalada?
30 de junho de 2017 Alimentação Sadia

POR QUE A SEMENTE DE CHIA ESTÁ TÃO BADALADA?

As sementes de Chia tomaram o mundo da saúde graças à sua riqueza em ômega-3, fibra, proteína, cálcio e ferro. Mas, existem diversas outras super sementes ricas em ômega-3 e vitaminas, como a linhaça e o cânhamo. Então, o que faz a chia ser a mais badalada de todas?

Uma grande parte da superioridade da chia vem da sua riqueza nutricional sem igual: as sementes de chia possuem oito vezes mais ômega-3 do que o salmão, 25% mais fibra do que as sementes de linhaça, 30% mais antioxidantes do que os mirtilos, o dobro de potássio das bananas e 70% mais de proteína do que a soja.

As sementes de chia também são uma das melhores fontes de cálcio, com o dobro do leite.

“É como se a natureza tivesse decidido desenvolver seu próprio suplemento de bem-estar e colocado todos os nutrientes conhecidos para ajudar a combater doenças e aumentar o vigor, tudo em um pequeno pacote”, explica Janie Hoffman, fundadora e CEO da USDA, empresa certificada em produção de bebidas utilizando a chia.

As sementes de cânhamo, entretanto, podem ter 50% a 70% mais proteína do que a linhaça ou a chia, mas elas possuem praticamente nenhuma fibra em comparação com as outras duas sementes.

O cânhamo também tem a proporção de ômega-3 e ômega-6 oposta a linhaça e a chia. E, como nossas dietas tendem a ser ricas em ômega-6 e pobres em ômega-3, as sementes de chia são definitivamente a melhor escolha. Além disso, um estudo no British Journal of Nutrition mostrou que as dietas mais altas em ômega-6 levam a um aumento de 13% no risco de doença cardíaca.

A popularidade da Chia também pode ter algo a ver com a facilidade de incorporá-la a dieta. “Pense nisso da mesma forma que você utiliza temperos indispensáveis ​​todos os dias, como o sal e a pimenta”, explica Hoffman. “Só que ao invés de adicionar uma pitada de sabor, você estará adicionando uma dose de saúde e vitalidade para sua comida”.

Como a chia incha até 12 vezes seu tamanho normal quando em contato com líquidos, ela também ajuda a mantê-lo mais satisfeito depois de uma refeição e hidratado.

Mas, na opinião de Hoffman, a semente de chia é mais importante do que qualquer outra super semente porque elas não alimentam apenas o corpo. “Chia também alimenta a alma”, diz ela. E ela sabe por experiência própria.

Durante vinte anos, Hoffman estava atormentada por uma variedade de distúrbios auto-imunes e, enquanto tentava tudo o que podia, incluindo remédios pesados e várias mudanças na dieta, foi só quando tentou a chia que viu resultados. E, a partir de então, sua vida foi alterada.

“Pode parecer forçado. Como uma simples semente pode me colocar em um caminho para uma vida mais inspiradora e exuberante?”, diz ela. “Mas, confie em mim. A chia é um produto natural e não adulterado da terra que nos oferece bem-estar e boa saúde. Não é um suplemento feito extraindo nutrientes das fontes; É a própria fonte.”.

Comentários Facebook