Os Benefícios do Amido Resistente

Os Benefícios do Amido Resistente
3 de junho de 2017 Alimentação Sadia

OS BENEFÍCIOS DO AMIDO RESISTENTE

Os carboidratos são o combustível principal das nossas células, fornecendo energia de forma rápida e criando reservas de energia para depois serem utilizadas.

Todos os carboidratos digeríveis que consumimos são quebrados e metabolizados no nosso organismo como glicose. Isso inclui o Amido.

Porém, nem todo o amido que comemos é digerido. Em outras palavras, nossas enzimas digestivas não conseguem quebrá-lo. É um tipo específico de amido chamado de Amido Resistente (AR), que funciona como uma fibra solúvel.

Muitos estudos têm mostrado que o amido resistente traz poderosos benefícios para a saúde. E é isto que veremos neste artigo.

Tipos de Amidos Resistentes

Há 4 tipos de amido resistente:

  • Tipo 1: Amido resistente por estar trancado dentro das paredes celulares não-digeríveis de células vegetais. Encontrado em leguminosas, grãos e sementes.
  • Tipo 2: Amido que é intrinsecamente não-digerível no estado cru, devido ao alto conteúdo de amilose. Encontrado em batatas e bananas. O AR tipo 2 torna-se digerível quando aquecido.
  • Tipo 3: Amido retrogradado. Significa que só após de serem cozidos e depois resfriados (no freezer ou geladeira) mudam a sua estrutura e se tornam mais resistentes à digestão. Encontrados em alguns grãos, batatas e leguminosas.
  • Tipo 4: Amido resistente industrializado. Não ocorre naturalmente e portanto é obtido quimicamente. Comumente encontrado no “amido de milho resistente”.

Tipos diferentes de amidos resistentes podem coexistir no mesmo alimento. Não é fácil classificá-los e sabemos que os diferentes tipos agem de diferentes formas em nossa flora intestinal. Porém, são diferenças sutis. No geral eles agem de maneira bastante similar.

Como Funciona

A razão pela qual o amido resistente é benéfico é por que ele funciona como uma fibra solúvel fermentável. Ele atravessa o trato digestivo sem ser digerido até chegar ao cólon, onde alimenta as bactérias do nosso intestino.

Para se ter ideia, as bactérias da nossa flora intestinal superam em número as células do nosso corpo na razão de 10 para 1. Nesse sentido, é como se fossemos menos que 10% humanos.

Considerando que a grande maioria dos alimentos que comemos servem para abastecer nossas células, as fibras fermentáveis e amidos resistentes são especificamente para alimentar as bactérias, ajudando-as a se reproduzirem e manterem a diversidade das espécies.

Quando as bactérias digerem os amidos resistentes elas formam diversos compostos, incluindo gases e ácidos graxos de cadeira curta como o butirato, combustível preferido das células do cólon.

Benefícios para a Saúde

Aumenta a sensibilidade à insulina: Mesmo em pessoas com síndrome metabólica o AR aumenta a sensibilidade à insulina.

Reduz a resposta glicêmica ao alimento: O amido resistente é muito eficaz na redução dos níveis de açúcar no sangue após a refeições. Essa redução pode chegar a se estender até as refeições subsequentes.

Melhora a saúde do metabolismo: Por o AR provocar a melhoria do cólon e as bactérias, a circulação de endotoxinas são melhores inibidas e a permeabilidade intestinal é reduzida, o que tem efeitos positivos contra alergias e doenças autoimunes.

Aumenta a saciedade: A adição de amido resistente a dieta aumenta o tempo e sentimento de saciedade, o que faz com que a pessoa tenha menos vontade de comer ao longo do dia.

Boas Fontes de Amido Resistente

Há duas maneiras de adicionar os amidos resistentes à sua dieta: Naturalmente nos alimentos ou por suplementação.

Vários alimentos já comumente consumidos são boas fontes de amido resistente. Isso inclui batatas cruas, batatas cozidas e depois refrigeradas, bananas verdes, várias leguminosas, arroz cozido e resfriado, castanha de caju e aveia crua.

Para dietas de baixo consumo de carboidratos o ideal é consumir o AR através de fontes suplementares isoladas de amido. As melhores fontes são o amido de batata crua (fécula), farinha de banana verde e amido de mandioca (polvilho doce).







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