A Manteiga Estraga Quando Não É Refrigerada?

A Manteiga Estraga Quando Não É Refrigerada?
2 de agosto de 2017 Alimentação Sadia

A MANTEIGA ESTRAGA QUANDO NÃO É REFRIGERADA?

A manteiga é um dos ingredientes mais populares.

Porém, quando a armazenamos na geladeira ela se torna dura, necessitando as vezes que tenhamos que derretê-la ou esperar que ela amoleça.

Por esse motivo, algumas pessoas guardam a manteira fora da geladeira. Mas, afinal, a manteiga estraga se deixarmos do lado de fora?

Alto Teor de Gorduras

A manteiga é um produto lácteo, o que significa que é feito a partir do leite de mamíferos – geralmente vacas.

Ela é considerada única entre os produtos lácteos devido ao seu alto teor de gorduras. Enquanto o leite integral contém por volta de 3% de gordura, a manteiga contém mais de 80%. Os restantes 20% são principalmente água.

Ao contrário de outros produtos lácteos, ela não contém muitos carboidratos ou proteína.

Este conteúdo rico em gordura é o que torna a manteiga tão espessa e extensível. No entanto, quando é mantido na geladeira, torna-se dura e difícil de espalhar.

Isso leva algumas pessoas a armazenar a manteiga à temperatura ambiente, o que mantém a consistência ideal para cozinhar e espalhar.

Não Estraga Tão Rapidamente Como Outros Produtos Lácteos

Como a manteiga tem um alto teor de gordura e um teor de água relativamente baixo, ela suporta melhor o crescimento bacteriano quando comparado a outros tipos de produtos lácteos.

Isto é especialmente verdadeiro se a manteiga é salgada, o que diminui o teor de água e torna o ambiente inóspito para as bactérias.

De acordo com o Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos, enquanto a maioria dos tipos de bactérias poderiam sobreviver na manteiga sem sal, existe apenas um tipo de bactéria que pode sobreviver às condições da manteiga salgada.

Em um estudo para determinar a vida útil da manteiga, cientistas adicionaram vários tipos de bactérias à manteiga para ver o quão bem eles iriam crescer.

Após três semanas, o conteúdo bacteriano foi significativamente menor do que a quantidade adicionada, demonstrando que a manteiga não permite que a maioria das bactérias se reproduzam.

Portanto, a manteiga salgada tem um baixo risco de contaminação bacteriana, mesmo quando mantida à temperatura ambiente.

E na verdade, a manteiga é realmente produzida com a expectativa de que os consumidores não a manterão na geladeira. No entanto, os tipos não salgados são uma história diferente.

Vale ressaltar que embora a manteiga tenha um baixo risco de crescimento bacteriano, seu alto teor de gordura significa que ela é vulnerável a ficar rançosa. E, quando uma gordura estragar, você facilmente saberá que ela não deverá ser consumida devido ao cheiro e descoloração.

As gorduras ficam rançosas ou estragam através de um processo chamado oxidação, que altera a sua estrutura molecular e produz compostos potencialmente nocivos.

O calor, a luz e a exposição ao oxigênio podem acelerar esse processo.

Fica Mais Fresca Na Geladeira

A manteiga não pasteurizada, batida ou crua, dentro da geladeira minimiza as chances de crescimento bacteriano.

A manteiga salgada não precisa ser armazenada na geladeira, uma vez que o risco de crescimento bacteriano é muito baixo.

Estudos mostram que a manteiga tem uma vida útil de vários meses, mesmo quando armazenada à temperatura ambiente.

No entanto, permanecerá mais fresca ainda se mantida na geladeira. A refrigeração retarda o processo de oxidação, que resulta na manteiga em ficar rançosa.

Além disso, se a temperatura da sua casa for maior que 25° C, é uma boa ideia mantê-la na geladeira.

Veredicto

Manter a manteiga na geladeira maximiza o frescor, enquanto a deixar no balcão a mantém mais macia e espalhável para uso imediato.

Não há nenhum problema em manter a manteiga regular/salgada na geladeira, desde que esteja escondida do calor, da luz e do ar.

Se você prefere manter a manteiga no balcão, mas não espera usar todo o pacote em breve, mantenha uma pequena quantia no balcão e o resto na geladeira.

Você pode armazenar também quantidades maiores de manteiga no freezer, o que a manterá fresca por até um ano.

E lembre-se, a manteiga sem sal, inerte ou crua deve ser mantida na geladeira sempre.






Comentários Facebook