Faseolamina: O Bloqueador Natural de Carboidratos

Faseolamina: O Bloqueador Natural de Carboidratos
21 de junho de 2017 Alimentação Sadia

FASEOLAMINA: O BLOQUEADOR NATURAL DE CARBOIDRATOS

O feijão é um daqueles alimentos queridinhos no Brasil e consumido diariamente por diversos brasileiros. Além de ser saboroso, é boa fonte de proteínas, potássio, cálcio, ferro, magnésio e vitaminas A, B6, B12, C e D.

No entanto, dentre os feijões, o feijão branco ficou conhecido por ajudar no emagrecimento, e o motivo disso é a presença da substância Faseolamina.

Faseolamina

A faseolamina é uma proteína que inibe a ação da enzima alfa-amilase, responsável por transformar carboidrato em glicose.

A digestão do amido inicia-se na boca assim que começamos a mastigar. Por isso que sentimos um gosto doce quando deixamos um pedaço de pão por muito tempo na boca. É o carboidrato sendo metabolizado e transformado em açúcar. A digestão ocorre com a liberação da enzima alfa-amilase, responsável por essa transformação.

Quando o alimento mastigado e já pré-digerido chega ao estômago, a digestão dele para, porque o ambiente ácido do estômago neutraliza a alfa-amilase. Apenas quando o alimento chega ao intestino delgado é que ele volta a ser digerido com a alfa-amilase liberada pelo pâncreas.

A faseolamina do feijão branco interfere na habilidade do pâncreas de secretar a alfa-amilase, bloqueando a enzima necessária para a digestão do amido. Assim, o alimento passa pelo trato digestivo sem ser metabolizado em açúcares simples e consequentemente não podem ser usados como energia e nem transformados em gordura.
Isso faz com que a faseolamina seja um bom suplemento para se tomar antes de refeições ricas em carboidratos, já que a absorção de carboidratos pode ser reduzida em cerca de 20%. É uma alternativa segura para as dietas de emagrecimento e para diabéticos que precisam diminuir a quantidade de açúcar circulante.

Vale ressaltar que a faseolamina é só encontrada no feijão branco cru. Ou seja, no feijão branco cozido não há mais a presença da substância. Por isso que a forma ideal de se consumir faseolamina é através de suplementos com a substância extraída.

Perda de Gordura Corporal

Um estudo de 2010 publicado em The Journal of Applied Research analisou a diferença entre dois grupos de indivíduos, onde um grupo consumia faseolamina extraída em forma de suplemento 15 minutos antes das refeições, e o outro grupo consumia um placebo. Apenas o grupo que consumia faseolamina conseguiu mostrar uma redução no tamanho da cintura e perda de gordura em geral.

Outro estudo publicado no International Journal of Medical Sciences em 2007 descobriu que as pessoas que tomaram esse suplemento ao comer uma dieta rica em carboidratos perderam mais peso, sendo que grande parte do peso perdido veio da gordura corporal, o que é uma ótima notícia para quem deseja emagrecer mantendo a maior quantidade possível de músculos.

Conclusão

Apenas consumir faseolamina enquanto se consome os mesmos tipos de alimentos e nas mesmas quantidades não resultará em uma perda significativa de peso. Tenha em mente que é apenas mais uma ajuda no objetivo em perder peso.

Portanto, é fundamental que a dieta como um todo esteja equilibrada, rica em vitaminas, minerais e pobre em açúcares.

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