Como Escolher o Melhor Pão de Forma

Como Escolher o Melhor Pão de Forma
27 de abril de 2017 Alimentação Sadia

COMO ESCOLHER O MEHOR PÃO DE FORMA

Para muitos a tarefa de escolher um pão de forma saudável no supermercado aparenta ser fácil. São diversas embalagens bonitas com palavras e frases estampadas como “Integral”, “Rico em Grãos”, “12 grãos” e “Light”. Passam a impressão de serem saudáveis, não é mesmo? Mas não se engane. A picaretagem no segmento de panificação é muito maior do que você imagina e com este artigo você ficará imune a isso.

Tipo de Farinha de Trigo

O ponto mais importante é começar pelo tipo de farinha de trigo: Farinha Integral ou Farinha Branca.

A diferença essencial entre as duas está na quantidade de nutrientes e fibras. A farinha branca passa por um processo de refinamento que elimina grande parte de seus nutrientes. A farinha integral, por outro lado, não passa por esse processo e preserva seus nutrientes, que incluem proteínas, minerais, vitaminas e fibras.

Essa diferença é essencial não só porque a farinha integral é uma opção nutritiva, mas também porque a presença de fibras e nutrientes diminui a velocidade com que o carboidrato se converterá em glicose (açúcar) no organismo. E excesso de açúcar no sangue é o principal fator que resulta em obesidade, diabetes tipo 2 e te impede de perder gordura. (O Alimentação Sadia está produzindo um importantíssimo e detalhado artigo sobre o açúcar e sua metabolização, que todos deveriam ler. Fique antenado.)

Portanto, escolha um pão de forma integral. E é aí que vem a picaretagem das empresas. A Anvisa permite que um produto se chame integral apenas por conter um ingrediente integral. Isso não quer dizer que ele está em maior quantidade. Por nossa sorte, é regra da Anvisa que a lista de ingredientes do produto esteja organizada por ordem de quantidade, ou seja, aquele em maior quantidade deve aparecer em primeiro, o segundo em maior quantidade em segundo, e assim por diante. Vejamos como exemplo os ingredientes de um produto que hoje é vendido no mercado como integral:

Para quem não sabe “farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico” é farinha branca. A situação é tão ruim que esse produto se vende como integral e se quer coloca a farinha integral como o principal ingrediente. Logo, comece a sempre olhar os ingredientes do pão de forma e compre apenas o que for 100% farinha integral, sem adição de farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico.

Outros Ingredientes

Depois de ficar atento a farinha precisa-se olhar com cuidado os seguintes ingredientes:

Fibras

Um bom pão integral possui pelo menos 3g de fibras em uma porção de 50g. Essa informação consta na tabela nutricional do produto, que geralmente está na parte de trás da embalagem.

Açúcar

O açúcar inevitavelmente está presente no pão de forma devido ao trigo. Mas mesmo assim a grande maioria dos produtos disponíveis adiciona o açúcar a sua fórmula. Portanto, escolha produtos que sejam sem adição de açúcar, ou seja, não apresentam a palavra “açúcar” na lista de ingredientes.

Gordura Trans

É um absurdo que a gordura trans ainda seja permitida em nosso país depois de comprovado o quão ruim ela é. No Estados Unidos, por exemplo, a FDA (agência que regula alimentos e medicamentos nos EUA) já a baniu há algum tempo. Verifique a tabela nutricional do pão de forma e certifique-se que ele contém 0% de gordura trans.

Sódio

Verifique se o pão de forma possui um baixo teor de sódio. Para isso, procure a tabela nutricional do produto e olhe a % VD de sódio. Se for menor que 5 ele possui baixo teor de sódio. E, quanto menor melhor.

Conclusão

Lembre-se que o pão de forma industrializado está na categoria de alimentos ultraprocessados. Eles possuem em sua composição diversos ingredientes modificados e aditivos, usados para deixar o pão mais macio, melhorar o sabor e aumentar o tempo de validade. Não é a toa que um verdadeiro pão de forma integral, feito em casa, é mais duro e tem validade de no máximo 3 dias.

Mas, nada se compara a praticidade de comprar um pão de forma já pronto no supermercado. Portanto, na próxima compra siga todas as dicas informadas aqui para uma vida mais saudável.






Comentários Facebook