6 Fantásticos Benefícios do Chá de Hortelã

6 Fantásticos Benefícios do Chá de Hortelã
17 de julho de 2017 Alimentação Sadia

6 FANTÁSTICOS BENEFÍCIOS DO CHÁ DE HORTELÃ

Você sabia que o chá de hortelã é mais do que um simples chá? Além de ser delicioso, foram comprovados alguns benefícios para a saúde e bem-estar bastantes surpreendentes.

Se adicionarmos que além disso é muito fácil e prático prepará-lo, fica difícil manter fora da dieta, não é mesmo? Portanto, vamos aos 6 fantásticos benefícios do chá de hortelã.

Benefícios Para o Bem-estar

1. Alivia o Estresse

Quando se trata de estresse e ansiedade, o chá de hortelã é um dos seus melhores aliados. O mentol que está naturalmente presente na erva é um relaxante muscular já bastante conhecido. Essa manifestação física do relaxamento pode também se traduzir em um alívio da ansiedade e estresse.

2. Ajuda Com o Sono

Não consegue dormir? Foi comprovado que beber chá de hortelã antes de dormir ajuda a manter um sono mais profundo. Este benefício também provém do mentol presente na erva. Mas, o mentol não só permite um melhor sono com o relaxamento dos músculos, como tem propriedades que podem te ajudar a sonhar de forma mais vívida.

Tente, por exemplo, tomar uma xícara de chá de hortelã enquanto lê um livro na cama, longe da televisão ou telefone. A leitura pode ajudar sua imaginação a trabalhar melhor e ficar longe das telas irá ajudá-lo a ficar mais calmo e apto a um melhor descanso.

3. Melhora a Concentração

Se você tem problemas para se concentrar o chá de hortelã pode ser sua solução.  Um estudo do International Journal of Neuroscience descobriu que o chá de hortelã pode aumentar o foco e a concentração. Além disso, um estudo na Universidade de Cincinnati descobriu que o aroma do chá de hortelã era ainda mais importante do que o consumo do chá em si.

Em um teste com um grupo controle dentro de uma sala perceberam que a atenção e concentração dos participantes eram aumentadas na presença do aroma, já que o cheiro de mentol estimula o hipocampo, que é o centro de memória do cérebro.

Para tirar proveito desse benefício prepare o chá de hortelã e o saboreie lentamente. Ou, faça um umidificador de hortelã caseiro, usando uma panela de água fervendo, adicionando o hortelã e fechando a panela. Depois, leve a panela para a sala que deseja umidificar e abra-a. O cheiro de hortelã encherá o ambiente.

Benefícios Para a Saúde e o Corpo

4. Ajuda a Emagrecer

Quando se trata de perda de peso parece que estamos sempre à procura de um milagre. Mas, enquanto realmente não há um ingrediente milagroso para a a resolução do problema, existem sim substâncias que ajudam.

O chá de hortelã é um comprovado supressor de apetite e o seu sabor naturalmente doce significa que uma xícara pode ser perfeita para a sobremesa, tornando mais fácil manter suas metas de alimentação sadia e saudável.

Você também pode beber uma mistura de chá de hortelã e chá verde pela manhã para aumentar seu metabolismo. As catequinas presentes no chá verde ajudam a impulsionar o metabolismo, e as duas trabalhando em conjunto tornarão mais fácil a perda dos quilinhos extras.

5. Ajuda o Congestionamento Nasal

O consumo de qualquer líquido quente, desde o chá até a água quente com mel, pode ajudar com o congestionamento. Mas, o chá de hortelã tem um benefício específico, e, mais uma vez, temos que agradecer ao mentol.

O mentol é um descongestionante natural, proporcionando alívio da pressão nos seios nasais causado por resfriados e alergias. O líquido quente também pode ajudar com a dor de garganta que as vezes é um dos sintomas que acompanha o congestionamento.

6. Acalma Problemas Estomacais

O chá de hortelã é também um ótimo remédio natural para determinadas doenças do estômago, como inchaço, gás e constipação. Para se ter ideia, evidências arqueológicas mostraram que o hortelã tem sido utilizado como medicamento e suplemento por mais de 10.000 anos, e até hoje, o óleo de hortelã-pimenta é usado por alguns profissionais médicos para aliviar sintomas associados a problemas intestinais, como a síndrome do intestino irritável.

O chá de hortelã contém elementos carminativos, que permitem que o gás se mova através do corpo à medida que se forma em vez de permanecer em um só lugar, causando desconforto. É também um antiespasmódico, o que significa que a náusea e o vômito são reduzidos, mesmo apenas inalando o seu aroma.

Conclusão

Com todos esses benefícios em mente, não esqueça que o chá de hortelã pode também ter alguns efeitos colaterais.

Algumas pessoas são alérgicas ao mentol. Portanto, certifique-se de que este não seja o seu caso. Além disso, algumas pessoas experimentam azia quando ingerem hortelã, embora sejam relativamente leves.

As mulheres grávidas também devem estar conscientes de que beber chá de hortelã pode causar relaxamento uterino, o que pode aumentar o risco de aborto espontâneo.






Comentários Facebook